Notícias

Tiago Brandão Rodrigues: próximo ano letivo será “uma conjugação entre ensino à distância e ensino presencial”

21-05-2020 | Expresso

As metas escolares não serão suspensas, mas o ministro da Educação admite mudanças nos critérios de avaliação.

Imagem: Miguel A. Lopes

O novo coronavírus veio para ficar – durante algum tempo. No próximo ano letivo, o ensino nacional irá ocorrer em regime be learning, “uma conjugação entre ensino à distância e ensino presencial”, conta Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, em entrevista ao “Público” e à “Renascença” esta quinta-feira.

De acordo com o governante, o ensino, no próximo ano letivo, vai estar fortemente condicionado pela chegada ou não de uma possível vacina. Ou de um segundo surto.

“Temos de construir vários cenários: um cenário em que o vírus está aí, mas não tem uma penetração na sociedade que nos obrigue a fazer o que fizemos nesta onda, e outros cenários”, assume.

As metas escolares não serão suspensas, mas Tiago Brandão Rodrigues admite mudanças nos critérios de avaliação. “Temos, necessariamente, neste contexto diferente, de repensar o processo e fazer adaptações tanto no processo ensino-aprendizagem, como nas avaliações. É muito importante que tudo seja feito em conjugação com as escolas, com as comunidades, com os professores. E temos de nos preparar para em setembro — ou não em setembro, mas se calhar em outubro, ou novembro — termos o que os ingleses designam por “be learning”, uma conjugação entre ensino à distância e ensino presencial”, afirma.

Questionado se, devido ao regime misto de ensino, as escolas terão de contratar mais professores, o ministro não se quis comprometer com um número. Mas disse: “Se, no próximo ano, precisarmos de um corpo docente robusto, ele existirá, como nos últimos quatro anos. Não posso dizer agora que vamos precisar de mais dez ou 20 professores.”

Mais Notícias...

Semeamos sucesso, colhemos sorrisos!

A Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações, situa-se no Castêlo da Maia e presta serviços relacionados com o apoio escolar, desde o estudo acompanhado até às explicações individuais passando pela preparação para testes e exames, transporte de crianças e ocupação de tempos livres ( otl / atl ) .

O que dizem de nós...

Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações
Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações

Rua Augusto Nogueira da Silva, 340
Castêlo da Maia (Estrada Nacional 14)
4475-615 MAIA

Avioso - Gemunde - Gondim
parque privativo
Temos parque privativo
[javascript protected email address]
FacebookInstagramLinkedInFacebook MessengerSkypeWhatsApp
cicap
Aderente pleno ao CICAP, sito na Rua Damião de Góis, nº 31 - Lj 6. - 4050-225 Porto
www.cicap.pt
arrow
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.