Renovação de matrículas passa a automática devido a bloqueios e ataques informáticos
Processo só não será automático para alunos que mudam de ciclo ou de escola. Ministério da Educação tomou decisão esta terça-feira devido a afluxo ao portal das matrículas e a ataques informáticos. Rita Tavares

Um semana depois de vários problemas no portal das matrículas, para a renovação das inscrições dos alunos, o Ministério da Educação anunciou que o processo passa a ser automático. “As renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com exceção das transferências de estabelecimento de ensino”, esclareceu esta terça-feira o Ministério através de uma nota.
O processo só não será automático para quem muda de ciclo, alunos que passam para os 5.º, 7.º e 10.º anos, bem como os que são transferidos.
O Ministério de Tiago Brandão Rodrigues justifica a decisão com o fluxo de acessos que deixou o portal “em baixo” e também com o regusto de “ataques informáticos de elevada complexidade que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema”.