Notícias

Novo calendário escolar. Ano letivo vai acabar mais tarde para compensar interrupções

12-02-2021 | Observador

A suspensão das aulas durante duas semanas obrigou a um ajuste no calendário escolar, divulgado esta sexta-feira. Aulas vão acabar mais tarde e exames do secundário vão passar para julho e setembro.
Rita Cipriano

Imagem: Eduardo Costa / LUSA

Foram publicadas esta sexta-feira as alterações ao calendário do ano letivo 2020/2021, com vista a compensar a interrupção de 15 dias devido à pandemia do novo coronavírus. Além da supressão das férias de Carvanal, a paragem de fevereiro obrigou a outros ajustes, nomeadamente à alteração das datas de final do ano e dos exames nacionais.

Assim, o ano escolar terminará alguns dias mais tarde: nos 9.º, 11.º e 12.º anos, o último dia de aulas passa de 9 de junho para 18 de junho; nos 7.º, 8.º e 10.º anos, de 15 de junho para 23 de junho; e no pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, de 30 de junho para 8 de julho. Ao contrário do Carnaval, a pausa da Páscoa mantém-se. Será, no entanto, mais reduzida, de 29 de março a 1 de abril.

Os exames nacionais do Ensino Secundário também sofreram alterações. De acordo com o novo calendário, a 1.ª fase de exames acontece de 2 a 16 de julho (e não em junho), com afixação dos resultados a 2 de agosto. A 2.ª fase será de 1 a 9 de setembro (e não em julho), com afixação dos resultados 16 de setembro.

As informações relativas ao efeito da avaliação externa no acesso ao Ensino Superior serão divulgadas oportunamente pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, referiu o Ministério da Educação.

Relativamente às outras provas externas, as do 9º ano terão a 1.ª fase entre 28 de junho e 2 de julho, com afixação de resultados a 19 de julho. A 2.ª fase será de 21 a 23 de julho, com afixação de resultados a 3 de agosto.

As provas de aferição do 2º, 5º e 8º anos estão marcadas para 14 e 26 de julho. A componente oral da prova de inglês do 5º ano será entre 27 de maio e 9 de junho. Devido às suas caraterísticas e ao período em que se realizariam, as provas de aferição de 2º ano de Expressão Artística e de Educação Física foram excluídas do calendário, informou ainda o Ministério.

Mais Notícias...

Semeamos sucesso, colhemos sorrisos!

A Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações, situa-se no Castêlo da Maia e presta serviços relacionados com o apoio escolar, desde o estudo acompanhado até às explicações individuais passando pela preparação para testes e exames, transporte de crianças e ocupação de tempos livres ( otl / atl ) .

O que dizem de nós...

Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações
Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações

Rua Augusto Nogueira da Silva, 340
Castêlo da Maia (Estrada Nacional 14)
4475-615 MAIA

Avioso - Gemunde - Gondim
parque privativo
Temos parque privativo
[javascript protected email address]
FacebookInstagramLinkedInFacebook MessengerWhatsApp
cicap
Aderente pleno ao CICAP, sito na Rua Damião de Góis, nº 31 - Lj 6. - 4050-225 Porto
www.cicap.pt
arrow
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.