Manuais escolares vão ser gratuitos até ao 12º ano

11-10-2018

Orçamento do Estado para o próximo ano vai alargar universo de alunos com direito a manuais escolares gratuitos no próximo ano lectivo. Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos.
Fonte: Observador (Rita Tavares)

Imagem: Lusa

O Orçamento do Estado que será entregue na próxima segunda-feira vai definir que os manuais escolares passarão a ser gratuitos para toda a escolaridade obrigatória, ou seja, até ao 12º ano. A medida entrará em vigor no ano letivo 2019/2020, de acordo com o PCP.

Os comunistas dão esta como uma medida fechada no Orçamento para o próximo ano, com o líder parlamentar João Oliveira a dizer, no entanto, que “ainda há um problema de operacionalidade para resolver”.

O PCP tinha colocado esta proposta em cima da mesa de negociações do Orçamento argumentando com as iniciativas dos anos anteriores que fixaram manuais gratuitos nos 1º e 2º ciclo de escolaridade e que permitiram abranger mais de 500 mil alunos. Na altura em que apresentou a proposta de alargamento da medida, o PCP disse que ela custaria “pouco mais de 100 milhões e euros” aos cofres públicos.

Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos

O líder comunista fez também saber que o Orçamento trará um reforço nos abonos de família, no escalão dos 3 aos 6 anos. De acordo com João Oliveira, os abonos pagos neste escalão vão ser aumentados num montante que corresponde a um terço do que é pago no primeiro escalão, relativo aos três primeiros anos de vida.

A partir dos três anos existem três escalões para a atribuição do abono de família. Em junho deste ano os valores do abono de família foram atualizados, através de uma aportaria, aumentando para 148,32 euros nas crianças até um ano e 37,08 nas que têm mais de três anos, no primeiro escalão de rendimentos.

Mais Notícias...

Semeamos sucesso, colhemos sorrisos!

A Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações, situa-se no Castêlo da Maia e presta serviços relacionados com o apoio escolar, desde o estudo acompanhado até às explicações individuais passando pela preparação para testes e exames, transporte de crianças e ocupação de tempos livres ( otl / atl ) .

O que dizem de nós...

Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações

Via Engº Belmiro Mendes de Azevedo, 281
Castêlo da Maia
4475-401 MAIA

Gemunde - Santa Maria de Avioso - Gondim - Mandim
224 068 706
916 409 039
936 374 437

[javascript protected email address]
Facebook  Google+  Instagram  LinkedIn  Facebook Messenger  
Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações
cicap
Aderente pleno ao CICAP, sito na Rua Damião de Góis, nº 31 - Lj 6. - 4050-225 Porto
www.cicap.pt
arrow
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.