Governo quer que mais de metade dos alunos entrem no Ensino Superior

07-01-2019

Os dados mais recentes indicam que menos de metade dos estudantes do Ensino Secundário prossegue para o Ensino Superior.
Fonte: TSF (Rita Carvalho Pereira)

Imagem: Nuno Raposo / Global Imagens

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer duplicar o número de estudantes portugueses a entrar no Ensino Superior. Entrevistado esta manhã na TSF, Manuel Heitor garantiu que o grande desafio para a próxima década será aumentar as entradas no Ensino Superior "pelo menos em 50%".

"Hoje, apenas 4 em cada 10 jovens de 20 anos participam no Ensino Superior. Em 2030, temos que ter, forçosamente, 6 em cada 10 jovens de 20 anos no Ensino Superior", declarou o ministro. "Isto requer, entre outros aspetos, mais ação social", admitiu.

Nesta entrevista à TSF, Manuel Heitor respondeu também à coordenadora do PSD para o Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, que defende um novo modelo de financiamento e a revisão do estatuto das universidades, para que tenham maior autonomia nas contratações.

"Esse é um desafio, no quadro europeu, particularmente crítico: mais autonomia e mais relacionamento entre o conhecimento e o emprego. Implica, necessariamente, mais arranjos colaborativos entre as empresas, os empregadores, e as instituições de Ensino Superior. O Ensino Superior não pode ser visto isolado, mas, sim, num contexto da sociedade sempre em transformação e em modernização", disse o ministro.

Esta segunda-feira, arranca a "Convenção Nacional do Ensino Superior 20/30", organizada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O objetivo é discutir o futuro das universidades e politécnicos. A mensagem deixada pelo ministro aos reitores das instituições de Ensino Superior é de confiança. "Confiança no sistema e um otimismo responsável, para pensar o Ensino Superior num quadro de mais coesão, mais competitividade, convergindo para a Europa".

Mais Notícias...

Semeamos sucesso, colhemos sorrisos!

A Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações, situa-se no Castêlo da Maia e presta serviços relacionados com o apoio escolar, desde o estudo acompanhado até às explicações individuais passando pela preparação para testes e exames, transporte de crianças e ocupação de tempos livres ( otl / atl ) .

O que dizem de nós...

Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações
Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações

Rua Augusto Nogueira da Silva, 340
Castêlo da Maia (Estrada Nacional 14)
4475-615 MAIA

Avioso - Gemunde - Gondim
parque privativo
Temos parque privativo
[javascript protected email address]
Facebook  Instagram  LinkedIn  Facebook Messenger  
cicap
Aderente pleno ao CICAP, sito na Rua Damião de Góis, nº 31 - Lj 6. - 4050-225 Porto
www.cicap.pt
arrow
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.