Diretores de escolas vão ter de denunciar ao Ministério da Educação casos de bullying

21-09-2019

Ministério da Educação vai lançar plano de combate nas escolas com o objetivo último de erradicar o bullying dos estabelecimentos de ensino.
Fonte: Observador

Imagem: Melissa Vieira / Observador

O objetivo é mostrar tolerância zero e erradicar o bullying das escolas. Assim, o Ministério da Educação vai lançar um plano de ação e uma campanha intitulada “Escola sem bullying” que, entre outras medidas, prevê que os diretores comuniquem à tutela os casos que ocorram nas escolas, através de uma plataforma. A notícia é avançada pelo semanário Expresso.

Para além deste aspeto, está previsto um conjunto de medidas que ajudam a identificar sinais de alerta, orientam professores e agrupamentos e levam a intervenções mais eficazes. Um dos mais importantes, escreve o semanário, passa por mudar a forma como o problema é encarado nas escolas.

Assim, a tutela sublinha que o bullying tem de ser tratado como uma situação de “violência em meio escolar” e criou para esse efeito um novo campo no sistema de informação de segurança escolar, a plataforma que já usada pelos diretores para reportarem vários tipos de ocorrência. “Desta forma contorna-se o facto de estes casos não serem considerados uma tipologia de crime”, diz o ministério. O novo campo já está na plataforma, mas vai haver um “reforço da sensibilização, junto dos diretores, sobre a importância deste registo, para monitorização do fenómeno”.

Outra das medidas passa pela criação de equipas no interior das escolas que terão a responsabilidade de promover ações de sensibilização e prevenção e que intervenham sempre que detetem problemas concretos.

Mais Notícias...

Semeamos sucesso, colhemos sorrisos!

A Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações, situa-se no Castêlo da Maia e presta serviços relacionados com o apoio escolar, desde o estudo acompanhado até às explicações individuais passando pela preparação para testes e exames, transporte de crianças e ocupação de tempos livres ( otl / atl ) .

O que dizem de nós...

Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações
Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações

Rua Augusto Nogueira da Silva, 340
Castêlo da Maia (Estrada Nacional 14)
4475-615 MAIA

Avioso - Gemunde - Gondim
parque privativo
Temos parque privativo
[javascript protected email address]
Facebook  Instagram  LinkedIn  Facebook Messenger  
cicap
Aderente pleno ao CICAP, sito na Rua Damião de Góis, nº 31 - Lj 6. - 4050-225 Porto
www.cicap.pt
arrow
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.