Notícias

Alunos e professores sem férias no Carnaval e só quatro dias na Páscoa

03-02-2021 | Público

Segundo a informação do Ministério enviada esta quarta-feira às escolas, haverá aulas nos três dias de férias do Carnaval (de 15 a 17 de Fevereiro) e as férias da Páscoa vão começar mais tarde, a 29 de Março, e ser de apenas uma semana, terminando a 1 de Abril. O ano lectivo vai acabar cinco dias mais tarde.
Lusa

Imagem: Daniel Rocha

Os estudantes vão ter aulas nos três dias de férias do Carnaval, noutros três dias das férias da Páscoa e o ano lectivo vai terminar uma semana mais tarde, segundo informação avançada esta quarta-feira pelo Ministério da Educação.

Depois de duas semanas de pausa lectiva, os alunos voltam a ter aulas à distância na próxima segunda-feira com um novo calendário para recuperar os 11 dias de pausa.

Segundo a informação do Ministério enviada esta quarta-feira às escolas, haverá aulas nos três dias de férias do Carnaval (de 15 a 17 de Fevereiro) e as férias da Páscoa vão começar mais tarde, a 29 de Março, e ser de apenas uma semana, terminando a 1 de Abril.

O Ministério adianta que serão acrescentados cinco dias às datas que já estavam previstas para a conclusão do terceiro período, de forma a compensar os onze dias da interrupção das actividades educativas e lectivas, que começou a 22 de Janeiro e termina a 5 de Fevereiro. A tutela acrescenta ainda que até dia 12 será divulgado o calendário final de provas e exames.

Entretanto, a 8 de Fevereiro é retomado o ensino à distância, à semelhança do que aconteceu no passado ano lectivo, quando as escolas de todos os níveis de ensinos foram encerradas. “Não obstante o cumprimento da grelha de horas lectivas semanais, deverá haver um equilíbrio entre actividades síncronas e assíncronas que proporcione tempos de atenção dispensada em ecrã e tempos de trabalho assíncrono, em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma”, estipula o Ministério.

As actividades lectivas em regime não presencial começam na segunda-feira, mas as portas das escolas mantêm-se abertas para acolher os filhos ou dependentes de profissionais essenciais no combate à pandemia, como aconteceu em Março. “Tornam-se cruciais as dinâmicas de apoio” que as escolas “possam dar às famílias, crianças e jovens e que haja uma atitude proactiva para que estes apoios sejam efectivamente prestados, complementando as solicitações das famílias”, sublinha a mesma nota.

As escolas e estabelecimentos de educação especial devem planificar as actividades a realizar para os alunos abrangidos pelos apoios terapêuticos, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem.

Caberá também às escolas definir “as formas e organização para prestar especial apoio presencial aos alunos em risco ou perigo sinalizados pelas comissões de protecção de crianças e jovens e aos alunos cuja escola considere ineficaz a aplicação do regime não presencial e em especial perigo de abandono escolar”. As escolas devem sinalizar todos os alunos que se encontrem naquelas situações para que possam ser tomadas medidas.

Mais Notícias...

Semeamos sucesso, colhemos sorrisos!

A Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações, situa-se no Castêlo da Maia e presta serviços relacionados com o apoio escolar, desde o estudo acompanhado até às explicações individuais passando pela preparação para testes e exames, transporte de crianças e ocupação de tempos livres ( otl / atl ) .

O que dizem de nós...

Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações
Árvore do Conhecimento - Centro de Estudos e Explicações

Rua Augusto Nogueira da Silva, 340
Castêlo da Maia (Estrada Nacional 14)
4475-615 MAIA

Avioso - Gemunde - Gondim
parque privativo
Temos parque privativo
[javascript protected email address]
FacebookInstagramLinkedInFacebook MessengerWhatsApp
cicap
Aderente pleno ao CICAP, sito na Rua Damião de Góis, nº 31 - Lj 6. - 4050-225 Porto
www.cicap.pt
arrow
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.